Periodontia

Tratamento Periodontal

Quando a boca não é higienizada da forma correta, há o acúmulo de placa bacteriana sobre os dentes e gengivas. Se esta placa persistir e continuar com fraca higiene bucal diária, os pacientes podem desenvolver inflamação gengival, gengivite, que caso persista pode evoluir para uma periodontite, doença que afeta e destrói o tecido ósseo e os ligamentos que suportam os dentes.

Nestes casos estes pacientes precisam receber o tratamento periodontal para eliminar a placa bacteriana presente sobre os dentes e os tecidos ao seu redor. Esta placa, cada vez mais, vai penetrando no espaço entre o dente e a gengiva, e as bactérias, ali presentes, irão irritar a gengiva local, caindo em sua corrente sanguínea.

A partir do momento que elas entram na corrente sanguínea gengival, desencadearão um processo infeccioso e estimularão nosso organismo a desenvolver um processo inflamatório concomitantemente.

Os processos inflamatórios e infecciosos de boca irão se comportar de forma semelhante aos do resto de nosso corpo: dificultando a absorção de insulina,e aumentando a resistência insulínica dos pacientes diabéticos.

Desta forma haverá uma maior descompensação glicêmica, o que, se persistir, acarretará no comprometimento do metabolismo de proteínas e lipídios também.

Abcesso Periodontal – Inflamação Gengival

Colocação de implante onde há falta de um dente.